ECCP Matchmaking UE-Índia
Pedro Rocha representou o Cluster de Tecnologias de Produção PRODUTECH no ECCPMatchmaking UE-Índia, uma iniciativa que envolveu 13 clusters europeus e 2 PMEs com a missão de criar ligações, colaborar e explorar novas oportunidades.
Esta iniciativa que teve a sua primeira paragem em Bengaluru Tech Summit 2024 - o maior conclave de tecnologia da Índia, onde contactaram com o cenário tecnológico dinâmico da Índia. Áreas de foco deste ano: Biotecnologia, Digital, Tecnologia Verde, Manufatura Avançada
A UE é o maior parceiro comercial da Índia, com o comércio de mercadorias atingindo € 115 bilhões em 2022. Juntos constroem pontes entre as principais cadeias de valor, como aeroespacial, digital, energia, saúde, mobilidade e têxteis.
Pedro Rocha e a restante comitiva estiveram também no Bengaluru Tech Summit, onde a comitiva europeia participou em painéis de discussão explorando temas como a IA e a colaboração humana que moldarão as indústrias nos próximos anos. A comitiva que o Diretor-Geral da PRODUTECH integra visitou a área de exposição onde fez importantes contactos.
Num seminário liderado por Leena Pishe Thomas foram identificadas lacunas e oportunidades para uma futura colaboração UE-Índia, abordando os setores estratégicos que prometem parcerias impactantes.
Houve ainda uma visita a POSSPOLE onde os delegados foram apresentados a uma montra de inovações de ponta das startups e discutiram oportunidades tangíveis para colaboração futura. 🌟
A PRODUTECH foi um dois clusters selecionados para participar na reunião com o Ministro de TI e Desenvolvimento Rural e apresentar o cluster das tecnologias de produção nacional.
Pedro Rocha teve a oportunidade de se encontrar com Priyank M Kharge, Ministro de TI e Desenvolvimento Rural e Panchayat Raj Depts, Government of Karnataka, e Dr. Ekroop Caur Secretário de Eletrônica, TI, Bt e C&T, GoK, para explorar oportunidades estratégicas.
Houve também uma sessão intitulada "Construir pontes: reforçar a colaboração UE-Índia", coorganizada pelo #ECCP e Global Business Inroads (GBI). Esta sessão proporcionou uma plataforma para os delegados da UE e os grupos indianos apresentarem os seus conhecimentos e estabelecerem novas parcerias. Setores-chave como Agritech, Biotech, Healthcare, AI/ML, IoT e Greentech ocuparam a agenda e foram apresentadas oportunidades de inovação e comércio entre a UE e a Índia.
Encerrando a missão que teve como objetivo promover a cooperação de clusters UE-Índia, os representantes europeus foram apresentados aos centros de inovação de Bangalore por meio de uma série de visitas ao local:
O primeiro foi no nasscom - Centro de Excelência para IoT e IA, contactando com a campanha Digital India do governo alavancando os pontos fortes de TI da Índia em ação. O centro visa desenvolver IoT, ecossistemas de IA e tecnologias críticas na Índia.
Após o almoço, os participantes partiram em visitas personalizadas para explorar as soluções inovadoras emergentes da forte cultura de colaboração de Karnataka entre a academia e a indústria:
Na Bangalore Bioinnovation Centre (BBC), contactaram com os esforços para trazer as inovações em ciências da vida para usos práticos por meio de uma profunda colaboração com a academia! Ficou claro que Bengaluru abriga um dos ecossistemas de ciências da vida mais avançados do mundo, defendendo a pesquisa e a inovação!
Uma visita a ELCITA-Electronics City Industrial Township Authority permitiu conhecer uma transformação notável num município moderno e uma cidade inteligente pronta para o futuro, exemplificando governança dinâmica, crescimento voltado para a comunidade e liderança visionária. A cidade foi um exemplo claro de como as tecnologias podem ser aproveitadas para atender às necessidades de uma população crescente com a sustentabilidade em mente.
No International Institute of Information Technology Bangalore, foram brindados com uma visão interna dos campos de pesquisa e start-ups. Isso deu uma visão interna dos sucessos que as parcerias público-privadas podem trazer para as iniciativas regionais de pesquisa e inovação.
Esta missão lançou as bases para um futuro brilhante de novas oportunidades de colaboração entre a Índia e a Europa!